Instituto Histórico e Geográfico celebra 97 anos nesta semana

Os 97 anos da instituição serão comemorados na quinta-feira com homenagem ao ex-presidente Sérgio da Costa Franco

Sérgio da Costa Franco | Reprodução
Os 97 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) serão comemorados na próxima quinta-feira, 10, em solenidade no teatro da instituição (rua Riachuelo, 1317, 3º andar). No evento, que está marcado entre 15h e 18h, o ex-presidente Sérgio da Costa Franco será homenageado com o título de Membro Honorário pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão, Eduardo de Souza Soares.
Na programação, também constam as palestras "O trabalho de Eduardo Duarte no Departamento de História Nacional do Museu Júlio de Castilhos (1925-1935)", a ser ministrada por Ana Celina Silva, e "Eduardo Duarte: figura-chave na construção da rede de colaboração institucional de apoio à História no Rio Grande do Sul (século XX)", comandada por Jefferson Teles Martins.
Na ocasião também serão empossados Ana Carolina Gelmini de Faria, Ana Celina Silva, Carla Renata de Souza Gomes, César Andre Luiz Beras, Éverton Quevedo, Jefferson Teles Martins, Gabriel Santos Berute, Marlise Maria Giovanaz e Pedro Câncio da Silva como membros pesquisadores. Receberão o título de membros colaboradores Bruno José Queiroz Ceretta e Caio Lustosa.
Para o presidente do IHGRGS, Miguel Frederico do Espírito Santo, este é um momento muito importante. "Estamos às vésperas do centenário da instituição cultural mais antiga em funcionamento ininterrupto do Estado, que deu origem a diversos institutos históricos que funcionam no Rio Grande do Sul."
Fundado em 5 de agosto de 1920, o instituto é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem a proposta de promover estudos e investigações sobre História, Geografia, Arqueologia, Filologia, Antropologia e campos relacionados de conhecimento, principalmente centrados no Rio Grande do Sul. A entidade busca preservar a memória gaúcha por meio de fundos documentais e acervos bibliográficos. Sua biblioteca conta com mais de 100 mil volumes, com destaque para arquivos de Visconde de São Leopoldo, Visconde de Pelotas e Borges de Medeiros.

Comentários