Ipanema FM assume perfil rock e busca ampliar audiência

Emissora adota o slogan "A rádio rock de Porto Alegre" e redireciona programação

A Ipanema FM, do Grupo Band, passa por uma série de mudanças, que visam reposicionar a rádio como referência no gênero rock - nicho de mercado ainda pouco explorado em Porto Alegre, mas que rende resultados positivos em São Paulo e Rio de Janeiro, com a 89 FM e a Rádio Cidade, respectivamente. Nos últimos dias, a Ipanema adotou o slogan 'A rádio rock de Porto Alegre', retirou cerca de 15 programas independentes de sua programação e redirecionou o conteúdo. Uma das principais estratégias é dar à emissora um perfil único nas 24 horas do dia, a fim de garantir maior aderência do público à programação e ampliação da audiência.
Gerente de Programação da emissora, Thadeu Malta entende que exista resistência por parte dos ouvintes da emissora - principalmente, para um veículo que mantém relação próxima com o público -, mas considera natural. Ele reconhece que a audiência é necessária para a sobrevivência da rádio, embora essa não tenha sido uma preocupação da emissora em suas três décadas. "Queremos fazer isso dentro do universo da Ipanema. De tudo que transitava na programação da rádio, havia algo em comum: o rock. Tomamos o rock como item mais importante do DNA da rádio", explicou ao Coletiva.net.
O novo direcionamento, segundo ele, não faz restrições quanto a músicas novas ou mais antigas, mas a principal aposta está nos clássicos do rock, hits dos anos 1990 e 2000. O ciclo de mudanças será completado em 1º de agosto, no entanto, Thadeu diz que 80% das alterações já estão no ar. De acordo com o gerente de programação, a programação ganhou um perfil mais consistente, uma "rotina radiofônica" que não tinha até então. "Antes, quem ligava na Ipanema às 2h da manhã podia ouvir uma rádio e quem ligava às 5h da tarde tinha outra diferente. A ideia é que cada bloco tenha a rádio dentro dele. Essa, em síntese, é a rádio que estamos fazendo."
Conforme Thadeu, programas ao estilo talk show, como À La Minuta, Clube Ipanema e Na Geral permanecerão na grade da rádio. Também há um cuidado especial para o horário conduzido por Alemão Vitor Hugo, para que o comunicador mantenha seu estilo. A atração, entretanto, deve ir ao ar uma hora mais cedo, às 6h. A programação de fim de semana também terá mudanças, privilegiando o conteúdo ao vivo. Reforçar a equipe com a chegada de mais dois profissionais e retomar as atividades da unidade móvel também estão nos planos do veículo.

Comentários