JC chega aos 84 anos como veículo referência no noticiário de economia gaúcha

Diário foi fundado em 25 de maio de 1933 por Jenor Cardoso Jarros

Crédito: Jonathan Heckler/JC
Em 25 de maio de 1933, Jenor Cardoso Jarros criava o Consultor do Comércio, informe sobre os produtos que chegavam e saíam pelo porto da Capital e que se tornaria o Jornal do Comércio. Aos 84 anos, celebrados hoje, 25, o diário é tido como referência no noticiário de economia no Rio Grande do Sul. Somados à cobertura diária dos principais setores produtivos, estão cadernos semanais em que aprofunda temas que envolvem atores econômicos e suas iniciativas. São eles: Empresas&Negócios, GeraçãoE, Logística, Jornal da Lei e JC Contabilidade.
Ao longo das oito décadas, o veículo ampliou suas editorias e, há alguns anos, também dedica espaço a um noticiário sobre política. Também abriu espaço para matérias sobre a cidade, vida social e esporte. Conta ainda com os suplementos culturais Panorama e Viver e divulga a agenda das artes. O diretor-presidente do JC, Mércio Tumelero, diz que a expansão dos assuntos tratados no jornal impresso e nas outras plataformas atende ao compromisso fundamental, seguido desde o início da história vitoriosa do diário, "de fazer com que o leitor tenha a melhor informação para poder atuar da melhor maneira e contribuir para o desenvolvimento da sociedade gaúcha".
Escrita por mais de 80 jornalistas, a edição diária impressa pode ser lida também em smartphones, tablets e computadores. O site é atualizado de forma constante nos sete dias da semana, complementando as informações do diário. O JC avança também nas redes sociais. A produção de vídeo foi intensificada desde 2016, resultando em centenas de reportagens, chamadas para matérias, entrevistas e debates.
Há 20 anos no periódico, o editor-chefe, Pedro Maciel, contou ao Coletiva.net que está muito feliz de poder comemorar os 84 anos do jornal. "É uma ótima notícia quando um jornal chega a esta idade. Devemos celebrar. E melhor ainda é poder contribuir há duas décadas com a produção do conteúdo diário do JC", disse.

Comentários