Jornalista estreia filme sobre ex-presidente do PDT

Márcia Schmidt é filha do ex-deputado Matheus Schmidt e sua obra passará no Festival de Cinema de Gramado

Márcia Schmidt | Divulgação
A jornalista Márcia Schmidt, filha do ex-deputado e ex-presidente estadual do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Matheus Schmidt, lançará seu primeiro trabalho como cineasta no 45º Festival de Cinema de Gramado, que ocorrerá entre 18 e 26 de agosto. O documentário "Matheus Schmidt, Um Caso de Amor pelo Brasil" irá retratar 60 anos da história do País através da vida pública do político, falecido em 2010. A estreia da obra será em 19 de agosto, às 16h, no Teatro Elisabeth Rosenfeld (Rua São Pedro, 369, em Gramado).
O longa-metragem, que é codirigido pelo roteirista do filme "Netto perde sua alma", Rogério Brasil Ferrari, levou sete anos para ser produzido. A jornalista contou que a ideia do documentário surgiu da autobiografia que o ex-presidente começou a escrever antes de morrer. "Foi uma jornada de redescobrimento sobre quem foi meu pai. A minha prática de jornalista me ajudou na pesquisa sobre a vida dele e sobre o que ele fez pelo Brasil, mas a maior constatação foi a coerência de seus atos e de seu pensamento político durante toda a sua vida pública, de 1948 a 2010", destacou.
Márcia Schmidt já participou da direção e produção de programas da TV Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. No meio impresso, a profissional teve passagem pela "Revista do Mercosul" e pelo "Cadernos do Terceiro Mundo". Além disso, a jornalista atuou como repórter e redatora na rádio da Câmara dos Deputados e como assessora de imprensa da bancada do PDT no Estado.

Comentários