Jornalista gaúcha conta experiência em redações de jornais europeus

Fernanda Pugliero embarcou para Alemanha em julho de 2016 e, agora, está no El País, em Madri, na Espanha

Fernanda na sede do El País | Divulgação
Em julho de 2016, a jornalista Fernanda Pugliero, que atua no Correio do Povo desde 2012 e que agora está licenciada da função de Chefe de Reportagem do veículo, embarcou para a Alemanha para participar do programa "German Chancellor Fellowship for tomorrow?s leaders", da Fundação Alexander von Humboldt. Lá, junto com outros 38 participantes da bolsa, de cinco países - Brasil, Índia, Rússia, Estados Unidos e China - já passou pela redação do jornal alemão Der Spiegel e, agora, está imersa no El País, em Madri, na Espanha.
Ao Coletiva.net, Fernanda contou que, durante os últimos sete meses, visitou inúmeras redações de jornais e empresas relacionadas à comunicação na Alemanha e na Holanda. "Além de ver de perto o funcionamento dos "jornalões", me surpreendi, em especial, com duas iniciativas de jornalismo ligadas à Internet", contou, ao citar a startup holandesa Blendle, que trabalha com micropagamentos em Jornalismo - quando o leitor paga apenas pelo artigo que consome e não pela edição impressa inteira -, e o site de notícias Krautreporter, situado em Berlim. "A equipe é pequena, mas eles criaram um modelo invejável de jornalismo independente e sustentável."
A repórter contou, ainda, que tem se deparado com um enfoque dos jornais em equipes de produção audiovisual e mídias sociais. "Aqui no El País a equipe de vídeo tem 23 pessoas que trabalham somente na produção audiovisual", destacou, e comentou que todas as matérias que vão para o site devem subir obrigatoriamente acompanhadas de um vídeo.
Além das visitas, Fernanda está focada na sua pesquisa sobre o futuro do Jornalismo na era digital. "Por isso visito redações de jornais tradicionais para saber como elas estão se adaptando ao trocar a exclusividade de produção para o papel pela internet produzindo conteúdo em outros formatos (vídeo, áudio, foto, gráficos etc)", esclarece. A pesquisa também se baseia em novas iniciativas ligadas ao Jornalismo, como o uso de aplicativos que imitam o WhatsApp para distribuir notícias, o uso da própria plataforma como ferramenta de divulgação e a aderência dos jornais às vendas por micropagamentos.
A estadia de Fernanda no jornal espanhol segue até a próxima sexta-feira, 9. Depois, ela segue para Portugal para visitar o jornal Publico, o portal de notícias Sapo e a MadreMedia.
Leia mais:
Cinco perguntas para Fernanda Pugliero
Jornalista do Correio do Povo ganha bolsa para a Alemanha
Repórter do Correio embarca para estágio em jornal alemão

Comentários