Jornalista visita redações na Argentina e explora Jornalismo de Dados

Robson Pandolfi acredita que há espaço para múltiplas especialidades nas redações

Robson Pandolfi e Florência Coelho | Arquivo Pessoal
O jornalista e sócio-diretor da República Conteúdo, Robson Pandolfi, visitou Buenos Aires em busca de informações sobre as habilidades necessárias ao Jornalismo de Dados, e para compreender a realidade das redações que já trabalham com projetos nesta área. Na capital argentina, ele visitou as redações dos jornais Chequeado e La Nación. Apreciador da tecnologia, Pandolfi está envolvido em pesquisas sobre inteligência artificial aplicada ao Jornalismo, material que coleta para o mestrado em computação aplicada, que cursa na Unisinos. Além disso, ele leciona a disciplina de Jornalismo de Dados na UniRitter.
Em entrevista ao Coletiva.net, ele contou que considera os jornais argentinos referência em Jornalismo de Dados na América Latina. Na visita ao Chequeado, portal de checagem de fatos argentino que inspirou muitas iniciativas desse tipo no Brasil, ele identificou que eles usam comumente ferramentas de dados não só em checagens, mas em investigações mais profundas.
No La Nación, o jornalista conheceu mais sobre o veículo que possui, desde 2010, uma área específica voltada para projetos digitais. "Lá, fui recebido pela gerente de Investigação e Treinamento, Florencia Coelho. Foi interessante perceber como eles apostam no Jornalismo de Dados em nível de gestão, como um projeto estratégico."
Para Pandolfi, o conhecimento adquirido nestas visitas mostra que este nicho no Jornalismo já deixou de ser uma aposta das redações. "Precisamos criar equipes integradas, formadas não só por jornalistas, mas desenvolvedores, engenheiros, analistas de sistemas, especialistas em business intelligence, cientistas de dados", defendeu, e acrescentou que esses profissionais especializados ajudam as redações a trabalharem melhor com a crescente massa de dados gerada e até mesmo a recuperar a credibilidade e a relevância frente aos seus públicos. O jornalista ainda argumentou que há espaço pra múltiplas especialidades nas redações, entretanto, atualmente, o Brasil carece de profissionais com este perfil técnico.

Comentários