Jornalistas fazem cobertura de festival de teatro na França

Michele Rolim e Renato Mendonça são editores do site cultural Agora

Michele Rolim e Renato Mendonça | Crédito: Rafael da Silva
No próximo sábado, 8, os editores do site Agora (www.agoracriticateatral.com.br) embarcarão para a Europa para cobrirem o Festival de Teatro de Avignon, na França. Na agenda, também constam encontros com artistas, críticos e produtores de teatro em Frankfurt, na Alemanha. A viagem é resultado de parceria entre o portal especializado, o Instituto Goethe e a Aliança Francesa, ambos de Porto Alegre.
Durante o festival francês, Michele e Mendonça irão acompanhar parte da programação e postar críticas no Agora. Os comentários publicados serão traduzidos e publicados no site francês l"insensé, que mantém parceria com o portal gaúcho desde 2016. A passagem por Frankfurt também servirá para contatar sites de crítica alemães, visando à ampliação da rede internacional do Agora que, além do l"insensé, conta com a revista chilena Hiedra.
Repórter responsável pela cobertura de teatro e de dança do Jornal do Comércio desde 2010, Michele também é pesquisadora e crítica teatral. É coeditora do site Agora e membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro, AICT-IACT (www.aict-iatc.org), filiada à Unesco. Também é uma das idealizadoras do site Cênicas e do projeto Dossiê Palcos Públicos de Porto Alegre.
Renato Mendonça, por sua vez, é crítico teatral, jornalista, escritor e dramaturgo. É mestre em Artes Cênicas pela Ufrgs e, por 15 anos, foi editor de Teatro no Segundo Caderno de Zero Hora. Além de editar o site de crítica teatral Agora, é membro da AICT-IATC. Como jornalista e crítico, participou dos festivais de artes cênicas do Brasil.
Criado em julho de 2015, Agora tem sede em Porto Alegre e conta com o apoio do Instituto Goethe. O site abriga reflexões sobre espetáculos apresentados no Brasil e no mundo, bem como textos de teoria, entrevistas e reportagens.

Comentários