Jornalistas respondem pesquisa sobre autonomia e liberdade

Estudo foi criado pelo grupo de pesquisa Comunicação e Democracia, da Universidade Federal do Paraná

Com a intenção de identificar o que pensam os jornalistas sobre pressões editoriais provenientes de interesses alheios, foi lançado um questionário para que a categoria possa expressar sua opinião sobre o assunto. A pesquisa nacional vem sendo organizada pelo grupo de pesquisa Comunicação e Democracia, do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é promovida pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Sindicatos de Jornalistas.
"A intenção é identificar e mensurar em que grau as redações brasileiras são afetadas por relações de poder com grupos políticos e econômicos e compreender de que forma os profissionais de comunicação reagem a essas interferências externas à lógica da prática jornalística", explica o coordenador do projeto, professor Mário Messagi Jr.
A pesquisa foi lançada oficialmente no último dia 3, em Fortaleza, na plenária final do XX Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI). O questionário está sendo aplicado em todo Brasil por meio de formulário online até o dia 7 de dezembro. O roteiro é anônimo, composto de 50 perguntas e pode ser respondido em aproximadamente 10 minutos. A intenção dos pesquisadores é ouvir cerca de 2.800 jornalistas de todo Brasil.
Acesse aqui o link da pesquisa aqui.

Comentários