Jurados do Criarp querem mais ousadia do mercado

Profissionais que julgaram mais de 670 peças foram rígidos em suas avaliações

O Festival de Criatividade ARP (Criarp) teve mais de 650 peças inscritas, julgadas por profissionais da propaganda. Apesar de concordarem que a qualidade das peças concorrentes mostrou um crescimento no nível técnico, os jurados também defendem que o mercado gaúcho precisa de mais ousadia em suas criações. Foi o que destacou Vitor Knijnik, da VML Brasil. Gaúcho que reside há 12 anos em São Paulo, ele foi o presidente do júri de Propaganda. "O nível médio das peças aumentou, os anunciantes estão recebendo um trabalho mais elaborado, mais profissional. Por outro lado, vi pouca novidade", contou ao Coletiva.net.
Vitor, que não participava de julgamentos no mercado gaúcho desde que deixou o Estado, em 2011, afirmou também que sentiu falta de inovações, especialmente em rádio, que era um meio de muita excelência, segundo ele. "Achei algumas produções acomodadas demais", disse, completando: "Vi também muita campanha com a mesma temática. São coisas boas, bem feitas, mas ainda falta inovação, provocação, como o mercado já teve". O sócio e diretor de Criação da Paim Carlos Alberto Thunm, que presidiu o júri técnico de peças gráficas, concorda com Vitor: "Não tivemos bons resultados em termos de criatividade. Isso reflete o momento que os próprios anunciantes vivem, gerando campanhas mais comportadas", observou Thunm, que foi jurado, recentemente, do Prêmio Abril de Publicidade e garantiu não ter sido diferente.
O publicitário Ricardo Baptista, da Centro, que também integrou o corpo de jurados, corrobora a ideia dos colegas aos completar que, mesmo com maior qualidade e boas ideias, para um prêmio que valoriza a criatividade, "não basta ser bom, tem que ser diferente". "Existe o trabalho bem feito, mas, na maioria das vezes, ele é pouco ousado", destacou. Ricardo ponderou, porém, que isso não é culpa dos criativos, já que os anunciantes também estão mais engessados: "É bom salientar que fomos muito criteriosos e rigorosos nas nossas escolhas. Os vitoriosos serão premiados porque realmente foram diferenciados", garantiu.
Também presidiram os júris Cesar Paz, da AG2, em Digital; Rodolfo Barreto, da Agência Tudo, em Marketing Promocional e Direto; e Marcelo Firpo, da Centro, na categoria técnica de áudio. Conforme o presidente da ARP, Fábio Bernardi, informou ao Coletiva.net, a entidade está tabulando os resultados e preparando o evento da próxima semana, no Theatro São Pedro, em que premiará as melhores peças da propaganda gaúcha. No total, foram 677 peças inscritas nas 15 categorias, e 62 empresas participantes.
Leia também em Coletiva.net:
Inscrições no Criarp surpreendem diretoria
Salão da Propaganda é substituído por Prêmio Criatividade

Comentários