Lauro Hagemann está sendo velado na Assembleia Legislativa

Ex-líder sindical e ex-político morreu nesta segunda-feira

Lauro Hagemann, o profissional que durante décadas foi a voz e a vida do Repórter Esso, o principal informativo do rádio gaúcho no século 20, morreu nesta segunda-feira, 11. Ele tinha 84 anos e, segundo seu filho, também Lauro, morreu de causas naturais no Hospital Mãe de Deus, onde estava internado havia 15 dias.
O ex-radialista, ex-líder sindical e ex-político nasceu em Santa Cruz do Sul, em 23 de julho de 1930. Aos 16 anos atuou na Rádio Santa Cruz, e no início de 1950 veio morar em Porto Alegre. Alguns meses depois venceu o concurso realizado pela Rádio Farroupilha para ser o locutor do Repórter Esso, onde estreou em 1º de junho daquele ano. Foi titular do noticioso até 1964, e por um breve período chegou a apresentar o telejornal com o mesmo nome, na extinta TV Piratini. Foi um dos fundadores do Sindicato dos Radialistas, em 1962, e vereador de Porto Alegre, pelo Partido Comunista Brasileiro. Em 1966, elegeu-se deputado estadual pelo MDB. Cassado pela ditadura militar em 1969, voltou à política nos anos 80.
Seu corpo está sendo velado na Assembleia Legislativa e será cremado no Crematório Metropolitano São José de Porto Alegre logo mais, às 19h.
Clique aqui para ver seu perfil, que Coletiva.net publicou em setembro de 2008.

Lauro Hagemann no estúdio da Rádio Câmara | Crédito: Leonardo Contursi

Lauro Hagemann no estúdio da Rádio Câmara | Crédito: Leonardo Contursi/CMPA


Comentários