Líderes da Comunicação investem em inovação e capital humano

Estudo da PwC mostra que 93% dos CEOs do setor estão confiantes com o crescimento da receita no próximo ano

A 20ª pesquisa global com CEOs, realizada pela PwC, aponta que o setor da Comunicação é um dos mais otimistas no aumento da receita nos próximos 12 meses: 93% estão confiantes com o desempenho das empresas que comandam. O número é oito pontos percentuais maior que a média global de todos os setores, que é de 85%. Para obter esse crescimento, os líderes pretendem priorizar investimentos em inovação, capital humano e nas capacidades digitais e tecnológicas, reunindo novas oportunidades.
O estudo mostra que os CEOs das empresas de Comunicação estão criando suas próprias oportunidades de desenvolvimento no mercado. Para 93% dos líderes, o crescimento orgânico será o motor para aumentar a rentabilidade no próximo ano, enquanto que 40% acreditam que serão as alianças estratégicas ou joint ventures, 60% acham que será redução de custos.
Contratar profissionais é meta para 51% dos líderes. No entanto, 84% estão preocupados com a disponibilidade de competências-chave no mercado de trabalho e em encontrar talentos para ocupar posições estratégicas. Para o sócio da Strategy& - consultoria de estratégia da PwC - e especialista em comunicações, Paolo Pigorini, as empresas têm adaptado o modelo de negócios para responder às mudanças nos hábitos dos consumidores e procuram novo tipo de talento que atenda as novas demandas. "As organizações precisam de talentos com habilidades em tecnologia, bem como competências que viraram mais críticas nesse setor, entre elas criatividade e inovação, adaptabilidade e facilidade na resolução de problemas", diz.
O estudo também mostra que, para 95% dos CEOs, a adoção de tecnologias modificará completamente a competição na indústria nos próximos cinco anos (ante 75% na média dos outros setores reunidos). Para 65%, as novas tecnologias já mudaram a competição na indústria, que antes era de 27% na média. A pesquisa completa pode ser acessada pelo link: http://migre.me/wyUJL.
A PwC é um network de firmas presente em 157 países, com mais de 223 mil profissionais dedicados à prestação de serviços em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações.

Comentários