Locutores que transmitiam jogo do bicho em de rádios piratas são presos

Continua repercutindo ação da PF para coibir ações ilegais. Sindicato dos Radialistas questiona

O repórter Jimmy Azevedo, da Band AM, denunciou, na quarta-feira, 20, a existência de uma emissora de rádio que, instalada em Viamão, estaria utilizando irregularmente a freqüência 94,7 para divulgar jogo do bicho.  O jornal O Sul, da Rede Pampa de Comunicação, em sua edição desta quinta-feira, 21, na página 6, repercute a ação da Polícia Federal em relação a rádios piratas gaúchas.  


"Não concordamos com a campanha que a Agert faz contra as rádios comunitárias, usando a Polícia Federal para prender trabalhadores", discursa o presidente do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul, Antônio Edisson Caverna Peres. Segundo ele, o termo "rádio pirata é utilizado pelos patrões para definir rádios comunitárias que não têm licença?. Caverna ainda faz uma denúncia: "83% das rádios AM estão com suas outorgas vencidas. Existe uma rádio com outorga vencida há 25 anos e, mesmo assim, continua no ar".  


Só neste ano, a Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) receberam denúncias e monitoraram dezenas de rádios clandestinas. Foram pelo menos 40 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de proprietários das emissoras irregulares, ou seja, que não possuem outorga da Anatel para o funcionamento. Oito pessoas já teriam sido presas em flagrante por atividade clandestina em rádios piratas.


Em alguns casos, em quinze municípios da metade Sul do Estado, os próprios locutores foram enquadrados no artigo 183 da Lei Federal 9.472, que trata da realização de atividade clandestina de telecomunicações.

Comentários