Luís Augusto Fischer fala do papel da literatura

Escritor estará no Jornal da Câmara, na próxima semana

Para dar continuidade à série especial sobre os escritores de Porto Alegre, a TV Câmara recebe, na próxima semana, o professor Luís Augusto Fischer. No Jornal da Câmara desta segunda-feira, 6, o convidado explica como divide a carreira entre a academia, a ficção e a crônica. Na entrevista, que será exibida a partir das 22h, Fischer fala também da sua obra de maior sucesso, 'Dicionário de Porto-alegrês', que reúne verbetes comentados sobre a cultura da cidade - desde 1999, o dicionário ganhou diversas edições ampliadas.
Autor de contos e novelas premiados, o escritor revela o desejo de, um dia, escrever um romance sobre a capital gaúcha. Fischer acredita que é tarefa do escritor de ficção inventar uma interpretação para o mundo. Ao mesmo tempo, considera a exposição na arena pública um dever de quem tem o que dizer. Por isso, escreve com a certeza de que a literatura, na crônica dos jornais ou nas histórias dos livros, tem o poder de mudar o mundo. Mas, para isso, deve ultrapassar os muros da universidade e atingir os cidadãos.
A série especial sobre a literatura vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h, na TV Câmara (canal 16 da NET). Durante o período eleitoral, a proposta das entrevistas é mostrar como histórias e poemas podem contribuir para pensar o futuro da cidade. A cada semana, um escritor porto-alegrense é apresentado. Nas próximas edições, os convidados serão Cíntia Moscovich, Marcelo Spalding e Ricardo Silvestrin. Após a exibição, os programas ficam disponíveis no blog do canal, pelo endereço www.tvcamara-poars.blogspot.com.
Imagem

Comentários