Luiz Cláudio Cunha fala sobre os 40 anos do sequestro de uruguaios na Capital

Palestra também terá participação de uma das vítimas

J.B. Scalco, Luiz Cláudio, Didi Pedalada e Pedro Seelig na Procuradoria Geral da Justiça - Olívio Lama

Na próxima segunda-feira, 12, a partir das 18h, acontecerá o painel sobre o sequestro dos uruguaios em Porto Alegre. O evento marca os 40 anos do episódio em que militares do Uruguai, a partir de colaboração do exército brasileiro, raptaram o casal de ativistas Lilián Celiberti, Universindo Díaz e seus filhos. Na ocasião, que acontece na Sala Múltiplos Usos, do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1020 - Centro Histórico), na Capital, Lilían estará presente com o jornalista Luiz Cláudio Cunha, o qual tornou o caso público.

Na mesma data e local, às 16h, será exibido o documentário 'Kollontai, Anotações de Resistência', do diretor argentino Nicolás Méndez Casariego. Legendado em português, o filme aborda a ditadura civil-militar do Uruguai e a formação do Partido Pela Vitória do Povo (PVP), o qual os uruguaios integravam quando sequestrados em Porto Alegre.

Até 2 de dezembro, o Memorial do RS exibirá a mostra com 25 painéis com fotografias de Ricardo Chaves e charge de Santiago. O documentário 'O sequestro dos Uruguaios, 15 anos depois', da RBS TV, com direção de João Guilherme Reis e reportagem e apresentação do jornalista Luiz Cláudio Cunha, também será exibido.

Promovido pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS), por meio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, o objetivo do evento é gerar debate e reflexão sobre este episódio político ligado às ditaduras militares no Cone Sul, no contexto da chamada Operação Condor. Outras informações sobre a mostra podem ser conferidas pelo e-mail [email protected].

Comentários