Mais de 70% dos brasileiros buscam se informar através de fontes jornalísticas

Televisão é o meio de comunicação mais utilizado pelos entrevistados

Reprodução

Segundo pesquisa divulgada pelo Ibope, na última semana, dois terços dos eleitores preferem se informar sobre as eleições deste ano por meio de veículos jornalísticos. A apuração, que é encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sinalizou que o principal meio de comunicação para o alcance de informações e notícias sobre os candidatos é a televisão, opção apontada por 62% dos entrevistados. Em seguida, estão os 'canais portais' de jornais e notícias, com 33%, seguidos dos blogs e redes sociais.

A pesquisa revela que os meios de comunicação via internet são mais utilizados de acordo com a renda familiar e o grau de instrução do entrevistado. Apenas 5% usam as redes como fontes exclusivas; no entanto, com relação a quem recorre aos blogs e redes sociais, um em cada quatro eleitores admite que raramente ou nunca verifica a veracidade das informações. Entre as regiões geográficas, o uso da internet é menor no Nordeste e baixo entre os de mais idade.

O levantamento aponta que 70% estão confiantes quanto às eleições e acreditam que podem melhorar o País. Uma parcela importante da população, porém, está pessimista com relação às votações e mais de dois terços da população não iriam votar, se pudessem. O Ibope ouviu duas mil pessoas entre 21 e 24 de junho, em todo o País. 

Comentários