Mais para ler

Vale a leitura: colunas de José Antônio Moraes e Flávio Paiva, e um artigo sobre empoderamento do público na internet

Na coluna de hoje, os boatos sobre o que o norte-americano William Faulkner fez após concluir a leitura de "Em Busca do Tempo Perdido" pautam o jornalista e filósofo José Antônio Moraes de Oliveira. "Não seria a única reação visceral provocada pela obra de Marcel Proust. É difícil encontrar alguém que tenha permanecido indiferente ao viajar neste caudaloso rio da memória. Proust nos convida a lançar um olhar demorado para as almas dos personagens e dos eventos que aconteciam na França e na Europa no século XIX."
Em sua coluna "Perigosa internet", o profissional de Marketing Flávio Paiva escreve sobre a propagação de créditos errôneos em frases divulgadas no universo digital. "E dê-lhe texto atribuído a Vinícius de Moraes, Arnaldo Jabor, Pedro Bial, Luís Fernando Veríssimo e muitos, muitos outros. O antídoto para este mal é a cultura. Ter lido estes autores ou conhecido a época em que viveram, saber de algumas de suas idiossincrasias faz com que se tenha certeza que nunca pertenceram a eles", opina.
No artigo de hoje, a publicitária e pesquisadora Ariane Xarão disserta a respeito do empoderamento do público, que deixa de ser considerado uma massa na conjuntura social. "As redes sociais têm propiciado interação on e off-line, além de manifestações exponenciais. É possível compartilhar boatos, mas também, engajar usuários a pontos de vista variados, informar-se, cobrar e se relacionar com as instituições públicas."

Comentários