Mais para ler

Confirma hoje as colunas de J. A. Moraes e Flávio paiva, e um artigo sobre a eleição presidencial dos Estados Unidos

Na coluna intitulada "Flâneurs e poetas", José Antônio Moraes de Oliveira faz um panorama das trajetórias dos escritores franceses Victor Hugo e Charles Baudelaire. "Existem muitos traços em comum - mais do que simples coincidências - entre as trajetórias dos dois escritores. Há quem sugira que seriam vidas paralelas. Ambos tiveram infâncias marcadas por privações e doenças. Ambos produziram prosa e poesia inovadoras e revolucionárias, tanto na forma como no conteúdo. E não por acaso, desde jovens, se identificaram com o lado negro de Edgar Allan Poe", escreve.
Publicando excepcionalmente hoje, Flávio Paiva, em sua coluna sob o título de "O assunto só", escreve sobre as eleições municipais do próximo domingo e sobre os abaixo assinados que surgiram via internet, como Change.org e Avaaz. "Estes foram grandes facilitadores porque requerem apenas um clique para que a pessoa vote em favor de uma causa e assim participe. Temia-se, no início, que fosse resultar no chamado ativismo de sofá, em que as pessoas só protestam via internet e não vão às ruas (estas sim, com energia atômica como vimos há pouco no processo político brasileiro). Porém, as listas eletrônicas estão trazendo resultados efetivos de obtenção dos pleitos. Cirurgias, construções, decisões jurídicas estão sendo feitas como resultado da pressão internética", pontua. Ele aproveita para dar dicas de cinema.
A jornalista e diretora-executiva do Grupo Image, Patrícia Casseano, escreve, em seu artigo, sobre como as pessoas encaram as situações no mundo digital. Como exemplo, ela relata sobre uma imagem de um comício da presidenciável norte-americana Hillary Clinton. "A foto de 2016 revela a fusão dos mundos: controlamos a informação e queremos fazer parte dela. E é importante que marcas e figuras públicas tenham isso em mente. Não é você que importa, é sua audiência. E isso não é algo novo. Mas é sempre bom lembrar, pois há aqueles que esquecem", analisa.

Comentários