Mais uma vez, RBS é destaque no Top of Mind

Em café da manhã para imprensa, revista Amanhã revelou resultado da pesquisa que está em sua 27ª edição

Polydoro e Ramiro na apresentação do Top of Mind 2017 | Divulgação/Coletiva.net
Cerca de 40 profissionais da imprensa participaram de um café da manhã nesta terça-feira, 13, no qual foram revelados os resultados da 27ª pesquisa Top of Mind RS, realizada pelo Grupo Amanhã em parceria com a Segmento Pesquisas. No evento, que ocorreu no Instituto Ling, em Poro Alegre, o presidente do grupo, Jorge Polydoro, e o diretor do instituto de pesquisa, Ramiro Freire, apresentaram as marcas e os profissionais mais lembrados pela população gaúcha e por moradores de Porto Alegre. Mais uma vez, o Grupo RBS se destacou entre as vencedoras.
Além de figurar na lista das grifes mais lembradas em 10 categorias, o grupo de mídia é a única empresa do setor a integrar o ranking das grandes organizações do Rio Grande do Sul. A RBS, que, em 2016, estava em sétimo lugar, subiu uma posição, ficando atrás da Gerdau, que é a Marca do Rio Grande pelo 13º ano consecutivo, do Banrisul, da GM, da Tramontina e da Marcopolo. Como no ano passado, a empresa de comunicação se destacou como aquela que mais investe em cultura e a empresa que os gaúchos gostariam de trabalhar. Na categoria "Empresa preocupada com o meio ambiente", a organização está em segundo lugar, perdendo apenas para a Natura.
Dentre os profissionais mais lembrados, está o jornalista Paulo Sant"Ana que, embora esteja afastado das atividades há dois anos, segue como Colunista de Jornal. Também conquistaram a primeira posição em suas respectivas categorias a apresentadora Cristina Ranzolin de TV; os programas Jornal do Almoço, em TV, e Pretinho Básico, em rádio; a RBS TV; o jornal Zero Hora; o blog do Pretinho Básico; as rádios Gaúcha, de notícias, e Atlântida, de música; e o locutor esportivo Pedro Ernesto Denardin. Como comunicador de rádio mais lembrado, está Sérgio Zambiasi, que está na rádio Caiçara.
Realizado há 27 anos, o Top of Mind se tornou referência para profissionais gaúchos de branding, marketing e comunicação. A pesquisa se baseia em entrevistas que ocorrem em municípios de sete mesorregiões do Estado, com diferentes perfis da população gaúcha. Neste ano, foram realizadas 1,2 mil entrevistas, sendo 600 delas em Porto Alegre. Na abordagem, os pesquisadores da Segmento registram o primeiro nome que o entrevistado menciona para cada categoria de produto ou serviço, reforçando a ideia de lembrança espontânea.
O jantar de premiação do Top of Mind será realizado no dia 22, às 19h, no Salão de Festas da Sogipa, quando os representantes das marcas mais lembradas serão agraciados. Além dos vencedores, o evento contará com a presença de líderes empresariais e políticos, e profissionais de marketing e comunicação do Rio Grande do Sul.
Veja a relação completa do Top de Comunicação:
Programa de rádio:
Pretinho Básico 16,7%
Sala de Redação 2,4%
Blog:
Pretinho Básico 1,9%
Do Juares 0,8%
Rede social:
Facebook 69,5%
Whatsapp 12,4%
Emissora de rádio de música:
Atlântida 17,5%
Viva 5,5%
Eldorado 5,2%
Emissora de rádio de notícia:
Gaúcha 29,6%
Guaíba 5,5%
Colunista de jornal:
Paulo Sant"Ana 14,6%
David Coimbra 5,5%
Martha Medeiros 4,1%
Comunicador local de TV:
Cristina Ranzolin 34%
Alexandre Mota 13,3%
Elói Zorzetto 4,3%
Locutor esportivo de rádio:
Pedro Ernesto Denardin 18,6%
Paulo Brito 11,3%
Comunicador de rádio:
Sérgio Zambiasi 8,1%
Gugu/Silvio Streit 4,3%
Alexandre Fetter 3,6%
Luciano Potter 3,5%
Emissora de TV/Rede de televisão:
RBS/Globo 65,9%
SBT 15,6%
Record/Guaíba 9,3%
Programa local de TV:
Jornal do Almoço 45,9%
RBS Notícias 15,3%
Balanço Geral 9,5%
Jornal:
Zero Hora 29,6%
Diário Gaúcho 13,8%
Pioneiro 5,5%
Portal de internet:
Google 17,8%
UOL 12%
Terra 9,5%
TV por assinatura:
SKY 41,5%
NET 32,4%
Claro 11,7%

Comentários