Marcas devem se posicionar ou irão perder a relevância

Defesa é de Regina Augusto, diretora da Gume Reputação e Engajamento, agência de relações públicas com foco estratégico

image
Diretora da Gume Reputação e Engajamento, agência de relações públicas com foco estratégico, Regina Augusto defendeu na Semana ARP da Comunicação o posicionamento de marcas como estratégia para manter a relevância. A jornalista, que por 19 anos atuou no Grupo Meio&Mensagem, afirma que as possibilidades de conexões do mundo atual dão aos indivíduos cada vez mais poder, o que culmina na amplificação para o bem e o mal. "Lidar com posições antagônicas se torna o grande desafio. As marcas não têm muita escolha: ou olham para isso e dizem ?vamos abraçar esse mundo com tudo de bom ou ruim?, ou elas vão perder a relevância", afirmou.
Para enfrentar esse contexto, é preciso estar preparado. Relevância, colaboração, experiência, propósito e transparência se tornam palavras de ordem. Para ilustrar a sua explanação, Regina apresentou cases como Nike +, que fez com que a marca "deixasse de se apenas uma empresa de artigos esportivos para estabelecer uma relação essencial com as pessoas". Na avaliação dela, a Nike é um dos mais intensos exemplos de relevância.
A diretora da Gume também lembrou a ascensão da Apple e a quebra da Nokia, ressaltando como um exemplo do quanto a inovação é importante. Nesse quesito, destacou a empresa de varejo online Warby Parker, eleita pela Fast Company a mais inovadora do último ano. A marca comercializa óculos e para cada unidade vendida, uma é doada a pessoas de países em desenvolvimento, que não tem condições de comprar.
Segundo Regina, já não importa o que as marcas dizem sobre elas, e sim o que as pessoas falam. Por isso, posicionamento se torna mais essencial. Alternando sua fala a filmes publicitários, ela apresentou o premiado ? Like a girl?, da Always; ? Lifepaint?, da Volvo, e ? Dia dos Namorados?, de O Boticário. "É preciso responder às demandas dos consumidores. As marcas podem fazer parte de uma conversa, podem assumir posições e precisam se preparar para isso, porque sempre terá quem não vai gostar", concluiu.
Logo mais, às 19h, assumirá o palco Alexandre Waclawovsky, gerente executivo digital da Nestlé. Toda a programação da Semana pode ser acompanhada pela cobertura especial de Coletiva.net, com apoio do Grupo.

Comentários