Mercado publicitário cresce 5,9%, aponta estudo

Pesquisa Inter-Meios registra o faturamento de R$ 30,7 bilhões pelos veículos brasileiros, de janeiro a novembro

O investimento em publicidade no Brasil apresentou incremento de 5,9%, no período de janeiro e novembro de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Ao todo, o mercado movimentou R$ 30,7 bilhões, conforme a edição mais recente do projeto Inter-Meios, do Grupo Meio&Mensagem. Se analisado de forma isolada o desempenho no mês de novembro, o faturamento é 8,8% inferior ao registrado em novembro de 2013.
A TV por assinatura é novamente o meio de melhor desempenho em 2014, com crescimento na ordem de 31,9% no acumulado do ano. Mídia exterior aparece em seguida, com alta de 22,9% de janeiro a novembro. Também cresceram em faturamento: TV aberta (10%), Cinema (4%) e Rádio (2,5%). Tiveram queda os meios Guias e Listas (-35,3%), Jornal (-11,1%), Revista (-16,1%) e Internet (-20,17%). Desde julho passado, a pesquisa deixou de contabilizar os faturamentos de seis portais, interromperam o repasse mensal de informações publicitárias à PriceWaterHouseCoopers (PwC), responsável pela auditoria do projeto. São eles: Globo.com, iG, MSN, Terra, UOL e Yahoo.
Na divisão do bolo publicitário, a TV aberta continua com a maior fatia, detendo quase 70% do faturamento dos meios do País. Os jornais continuam na segunda posição, com 8,55% de participação, seguidos da TV por assinatura, com 5,9%.
Veja no gráfico:
Inter-Meios_fev15

Comentários