Migração de rádios AM para FM deve começar em novembro

Afirmação foi feita pelo secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José

Migração do AM em pauta na Câmara | Crédito: Herivelto Batista
A migração das primeiras emissoras de rádio AM para FM deve começar em 7 de novembro, data em que é comemorado o Dia do Radialista. A afirmação foi feita nesta quarta-feira, 16, pelo secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Emiliano José, durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. Conforme o secretário, o primeiro lote irá incluir 200 emissoras, e os valores para mudança ainda não estão definidos. O processo é opcional.
De acordo com Emiliano, a migração do primeiro lote deverá encerrar em dezembro. Em março de 2016, continua o processo de mudança de outras 200 emissoras. O cronograma do Ministério prevê, ainda, que outros três lotes migrem no próximo ano: 200 em maio, 150 em julho e 144 em setembro, totalizando 894 emissoras.
O site do Ministério das Comunicações informa que existem no Brasil 1.781 emissoras AM, segundo dados da Secretaria de Comunicação Eletrônica. Desse total, 1.386 pediram para migrar para a faixa de FM. Entretanto, apenas 39 estão com a documentação em dia, ou seja, aptas para o processo.
O Ministério das Comunicações informou não ter definido a quantia que deverá ser paga pela migração. "Não temos o valor de mercado. Quanto vale uma emissora de TV? Vamos fazer um levantamento junto ao setor para chegar a essa definição", garantiu Emiliano. Para calcular esse valor, será usado como parâmetro o que foi estabelecido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em um caso do estado de Goiás. Além disso, o ministério também discute o assunto com a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

Comentários