Mirela Kruel leva inspiração da leitura para produção audiovisual

Diretora do longa-metragem ‘ O último poema’ compartilhou ideias com público formado por cerca de 40 pessoas

Mirela Kruel e Beto Callage
Diretora de cinema e roteirista, Mirela Kruel traz a leitura como uma de suas grandes inspirações. Não por acaso, lançou neste ano seu primeiro documentário em longa-metragem," O último poema", que narra a íntima correspondência trocada durante 24 anos entre o poeta Carlos Drummond de Andrade e uma leitora amiga do interior do Rio Grande do Sul. O filme, aliás, surgiu após a leitura de uma reportagem publicada pela revista Piauí.
Convidada de Beto Callage na última edição do projeto Inspirações neste ano, ela admitiu que não conseguiria fazer uma lista de 10 referências. "Inspiração não é algo que a gente possa racionalizar de onde vem. Essas ideias são de outro nível", refletiu. Mirela trouxe ao público trechos literários e defendeu que a leitura é essencial para enxergar o mundo de forma mais ampla. "Às vezes, é preciso tentar olhar o mundo de maneira mais doce, mais lúdica, para poder fazer coisas que nos levem além. E quando digo ?além? é para fora de nós mesmos", salientou.
Mirela também ressaltou as dificuldades em fazer cinema com verba reduzida e equipes enxutas. "É muito complicado fazer cinema com pouco orçamento. Tenho a minha turma, é muito importante estar com pessoas que acreditam na nossa ideia e trabalhar por ela", afirmou. Revelou que o longa começou à ser produzido com uma verba pequena, obtida através do Fumproarte (Fundo Municipal de Apoio a Produção Artística e Cultural), que não era suficiente para a produção que pretendia realizar. "Fui colocando toda a minha inspiração e as do Drummond e quando vi a gente tinha um longa-metragem", contou. A seleção em um edital do Governo do Estado foi o que garantiu a finalização do filme.
Mirela, que tem no currículo produções em curta-metragem de ficção e documentários, considera que ?O último poema? também tem contribuído para reavivar valores entre os espectadores. "O filme tem tocado em valores que a gente vem esquecendo, o valor do encontro, de escrever para o outro, de falar sobre si, de parar e pensar sobre suas relações, amizades", opinou.
A próxima atividade na programação será o Jantar da Propaganda, com início previsto para as 20h, na Casa NTX (Avenida das Indústrias, 1359). Toda a cobertura poderá ser acompanhada em Coletiva.net, com apoio do Grupo RBS

Comentários