Morre aos 80 anos o radialista Eloidy Garcia Rodrigues

Comunicador atuou no Correio do Povo, na rádio Farroupilha e na TV Piratini

Eloidy | Reprodução
Morreu neste domingo, 27, o radialista Eloidy Garcia Rodrigues, aos 80 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ele estava internado no hospital Moinhos de Vento, onde fazia diálise - tratamento para insuficiência renal. Natural de Rio Grande, o comunicador tem passagens pelo jornal Correio do Povo, pela rádio Farroupilha e pela TV Piratini. O corpo foi velado e cremado na tarde desta segunda-feira, 28, no São Miguel e Almas, em Porto Alegre.
O profissional nasceu em 1937 e tinha formação inicial de eletricista e barbeiro. Ele teve como inspiração radiofônica os noticiosos da época, a exemplo do Repórter Esso. Sua trajetória se iniciou na rádio Cultura, de Rio Grande, aos 17 anos, como porteiro de auditório, passando, mais tarde, para a técnica de áudio. Logo, começou a fazer plantão esportivo e virou locutor de notícias e de anúncios comerciais da emissora. Ainda na cidade, trabalhou na rádio Minuano e, em 1956, mudou-se para Porto Alegre.
Em 1958 foi admitido na rádio Farroupilha como locutor comercial. Em seguida foi para o setor de esportes, narrando as corridas de turfe. No início da década de 60, Eloidy substituiu Enio Rockenbach na redação do Repórter Esso, aos finais de semana. Ingressou na TV Piratini em 1961 e, mais tarde, foi para o Diário de Notícias.
Em meados da década de 70, Eloidy ingressou no setor de imprensa da Assembleia Legislativa, onde passava boletins para o interior do Rio Grande do Sul. Com o fim dos Diários Associados, em 1977, deixou a Farroupilha e a TV Piratini e, em 1981, foi trabalhar no Correio do Povo como repórter, vindo a se aposentar sete anos mais tarde.

Comentários