Movimento quer resgatar a saga do padre gaúcho ‘inventor do rádio’

Objetivo é tornar os feitos de Landell de Moura reconhecidos no Brasil

div>
O Movimento Landell de Moura estreou sua página na web: www.mlm.landelldemoura.qsl.br. O site, que pode ser acessado em quatro idiomas (português, inglês, espanhol e alemão), visa obter um milhão de assinaturas para um abaixo-assinado digital. O objetivo é resgatar a saga do padre gaúcho Landell de Moura como o legítimo inventor do rádio e torná-lo reconhecido no Brasil.
A iniciativa tem o jornalista Benedito Hamilton Almeida entre seus idealizadores. Ele é autor de quatro títulos sobre o padre Landell de Moura, publicados em 1983, 1984, 2004 e 2006. "O padre não conseguiu sensibilizar a elite e o governo brasileiros de então, e, embora tenha tido algum reconhecimento internacional, acabou no ostracismo e com fama de louco", avalia. 


Hamilton Almeida quer que o Ministério da Educação Cultura (MEC) reconheça os feitos de Landell e inclua sua obra no currículo escolar brasileiro. "Com exceção do Sul do Brasil, quase ninguém sabe da sua existência e dos feitos que realizou, entre eles a invenção do rádio anos antes de Guglielmo Marconi, além das primeiras experiências de que se tem notícia no mundo com televisão. Ele não soube se vender, ao contrário de Marconi, que ganhou essa batalha do marketing" , analisa.

Comentários