Nando Gross desabafa ao vivo sobre privilégio de informação

Indignado, falou que a rádio Guaíba não estaria presente em coletiva de imprensa do governo do RS sobre Plano de Segurança

Nando Gross e Ananda Müller no comando de Direto ao Ponto - Print do programa no Facebook/Coletiva.net

"Nós ficamos todos como babacas, como idiotas. Vamos fazer o quê na coletiva de imprensa? Já está tudo publicado por outra empresa concorrente nossa." Foi assim que Nando Gross, gerente-geral da rádio Guaíba, abriu a edição de hoje, 28, do programa Direto ao Ponto, que vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 9h. Durante cerca de dois minutos, logo no início da atração, o apresentador mostrou sua indignação sobre privilégio de informação.

O caso se refere a uma coletiva de imprensa organizada pelo governo do Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira, às 9h30, para apresentar o Plano de Segurança. No entanto, Nando lamentou que as informações já houvessem sido previamente publicadas em Zero Hora, na coluna de Rosane de Oliveira. "Entende-se que todos saberiam do Plano de Segurança ao mesmo tempo", citou.

Em seu depoimento, ao lado da colega de bancada Ananda Müller, o jornalista mencionou que hoje, no governo gaúcho, "especialmente na Secretaria de Segurança Pública (SSP), todos os colegas jornalistas são ex-funcionários da mesma empresa", disse, ao se referir ao Grupo RBS. Desde o começo deste mês, a coordenação da Comunicação da SSP está nas mãos de Zete Padilha, que deixou a RBS TV para assumir o cargo público. 

"Uma coisa é o mérito jornalístico de alguém ir atrás e descobrir um furo de reportagem e dar a noticia. Agora, informação privilegiada por uma relação de ex-colegas, ainda mais quando se fala em órgãos públicos não é legal", lamentou Nando. Após o desabafo, ele informou que a rádio Guaíba não estaria presente na coletiva de imprensa. Ao Coletiva.net, o apresentador confirmou que não foi enviado nenhum repórter para a entrevista.

Em conversa com o portal, Nando falou que recebeu inúmeras mensagens e ligações depois do programa. Segundo ele, o assessor de imprensa Juliano Rodrigues, que atua diretamente com o governador Eduardo Leite, entendeu a crítica e lamentou que tenha ocorrido o que chamou de "falha". Por sua vez, o diretor de Jornalismo da Secretaria Estadual de Comunicação, Alexandre Elmi, disse que o texto de Rosane era superficial, sem muitas informações.

Convicto de que houve uma falha na comunicação do governo estadual, Nando afirmou que isso é uma "falta de respeito" e que não pode ocorrer, especialmente, em órgãos públicos. "Alguém lá de dentro vazou a informação. Sei que falei em nome da Guaíba e de outros jornalistas que se sentiram injustiçados", finalizou.

O programa Direto ao Ponto desta quinta-feira pode ser assistido aqui.

Comentários