Nos EUA, 77% dos anunciantes cortarão verbas

Em momentos de crise, presidente da ARP acredita ser natural o corte de investimentos e reajustes de verbas

Nos Estados Unidos, 77% dos anunciantes pretendem reduzir verbas de publicidade. O dado é de uma pesquisa lançada nesta terça-feira, 10, pela Association of National Advertisers, entidade que representa os anunciantes norte-americanos. Em análise, a AdAge, que divulgou a informação, definiu o dado como preocupante, pois o mercado publicitário geralmente tem um atraso de seis meses em relação ao que acontece na economia em geral. Por isso, mesmo que as coisas mudem em julho, por exemplo, os anunciantes não sentirão isso antes de 2010.


Em entrevista a Coletiva.Net, o presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Celso Chittolina, disse que em momentos de crise como este é natural que ocorram menos investimentos e reajustes de verbas. Entretanto, ele ressaltou que é necessário entender que a crise é diferente para os diversos segmentos da economia. Chittolina acredita que as empresas mais preparadas enfrentarão melhor a turbulência e, com isso, ocuparão os espaços deixados pelas outras.


"Temos de ser suficientemente criativos para olharmos para dentro das nossas empresas e vermos onde podemos efetuar cortes e diminuir custos. Isso é um exercício! A crise tem seu lado negativo, mas, também, o positivo, que permite essa reavaliação dos nossos negócios. É o momento de oportunizar", disse Chittolina.


Para o presidente da ANA, Bob Liodice, o resultado apesar de não ser bom para anunciantes, mídia e agências, não é surpreendente. "A mensagem-chave que tenho de meus membros nos últimos meses é que há terríveis incertezas por aí". De acordo com o portal Meio e Mensagem, o estudo ainda apontou outras descobertas: 72% dos anunciantes planejam reduzir os budgets para produção de campanhas; 68% querem desafiar as agências a reduzir custos internos ou identificar tais cortes; e 48% buscam reduzir o que pagam às agências.

Comentários