O que vem por aí

Criador da Qualcomm, maior empresa de chips para aparelhos móveis, diz que essa tecnologia vai revolucionar educação

O aparelho reconhece com quem você está falando e lista as últimas vezes que encontrou a pessoa. Ou permite conversar em português com alguém que só se comunica em inglês. De quebra, armazena e reproduz filmes. Tudo isso estará, em breve, no celular, diz Irwin Jacobs, criador do CDMA, um dos mais importantes padrões de transmissão de dispositivos móveis. Ele também fundou a Qualcomm, maior desenvolvedora mundial de chips para aparelhos móveis.

"Mais e mais pessoas vão acessar a Internet com dispositivos móveis. Especialmente em países em desenvolvimento, muitos jamais terão aquela conexão doméstica de Internet", disse Jacobs em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Ele prevê que essa tecnologia também irá revolucionar a educação, principalmente com o uso de tablets. "É muito mais importante para a educação o acesso que as crianças terão a tanta informação, estar exposto a tudo o que está acontecendo no mundo. É preciso aprender como organizar isso, como filtrar, no que confiar. É uma educação completamente diferente do que simplesmente aprender a escrever em letra cursiva."

Jacobs recomenda o teste das quatro horas para as pessoas terem maior certeza em relação a algo que acreditam. Ele recorda que a AT&T e os Bell Labs inventaram o celular. Estas empresas contrataram uma consultoria para estimar quantos assinantes poderia haver no ano 2000. A resposta foi um milhão - na época, o celular era grande e caro -, e AT&T e Bell desistiram da novidade. "Se você acredita em algo, ainda que outros zombem de você, eu diria para fazer o teste das quatro horas. Se você acorda às 4h e a sua ideia continua fazendo sentido para você, então corra atrás."

Comentários