O que vem por aí

Governo da China prevê gastar US$ 7 bilhões em CNN chinesa

Uma das apostas do governo chinês para este ano é construir um canal de TV com 24 horas diárias de notícias. A "CNN chinesa" terá o objetivo de apresentar ao mundo tudo que acontece no país, além de dobrar o número de escritórios globais para a agência estatal Xinhua e criar um novo diário em inglês. Com a construção do canal, o governo chinês prevê gastar US$ 7 bilhões. 


Anúncios que dizem "Inglês nativo, habilidade de repórter, boa saúde, disponibilidade para viajar muito e trabalhar longas jornadas, salário competitivo" têm sido publicados em jornais americanos na intenção de recrutar profissionais para o novo projeto. Segundo informações da Folha de S.Paulo, estima-se que 100 jornalistas americanos, britânicos e australianos participem junto aos chineses na nova emissora.


A "CNN chinesa" faz parte da política que vem sendo empregada pelo presidente chinês, Hu Jintao. Há dois anos, ele disse que "a voz da China deve ser mais bem ouvida em assuntos internacionais". Em 2008, a rede estatal lançou canais em espanhol e francês e ainda prepara o lançamento de canais em árabe e russo para o segundo semestre.

Comentários