O que vem por aí

Novo buscador Cuil entra no ar com 120 bilhões de páginas indexadas

Com a pretensão de ser mais moderno e amigável que o Google - que já tem dez anos, o Cuil (pronuncia-se cool), motor de busca criado por ex-funcionários do buscador mais popular do mundo, indexou 120 bilhões de páginas em seu primeiro dia de vida, 28 passado. Desbancou, de saída, os dois concorrentes mais fortes a destronar o Google, o PowerSet e o Hakia.


Por trás da novidade, está Anna Patterson, responsável por muitas das melhorias do Google, do qual saiu em 2006 para criar a empresa competidora que tem cerca de 30 empregados e funciona em Menlo Park , Califórnia, contando com 33 milhões de dólares de investidores para se sustentar. Francis Pisani, que mantém o blog Transnets no Le Monde e o Francispisani.net, ironiza que a grande diferença em relação ao concorrente é o pequeno quadro branco sobre fundo negro. Mas, ressalta, quanto ao resultado da busca, apresenta mais texto para se julgar os resultados propostos, disposição de duas ou três colunas a gosto.


Ao pesquisar o termo Brasil, três abas principais aparecem no alto da página: Banco do Brasil, Jornal do Brasil e Big Brother Brasil, com um total de 61.240.499. As principais imagens são de Sérgio Mendes e Brasília. Em contrapartida, quem digitar a mesma palavra no Google, obterá 348.000.000 páginas, tendo, como imagens principais, dois mapas e duas fotos de garotas loiras, uma delas de costas, em biquíni fio dental. Por enquanto, as páginas são exibidas em inglês, salvo algumas exceções.

Comentários