Paim cria campanha da RBS TV de incentivo à TV digital

Peças mostram benefícios gratuitos do sistema

Aproximar a população da TV digital é o objetivo da nova campanha da RBS TV, criada pela Paim e lançada nesta segunda-feira, 11. A ação orienta os telespectadores sobre como usar o sinal, além de reforçar benefícios gratuitos do sistema. Atualmente, a RBS TV transmite em todas as 18 emissoras no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina com sinal digital, chega a 174 municípios com plenitude e alcança 12,3 milhões de telespectadores.
O diretor de tecnologia da RBS TV, Carlos Fini, lembra dos benefícios de imagem e som que a transmissão traz, além de ser um serviço gratuito. "Gradativamente, as pessoas passarão a receber o sinal da RBS TV diretamente das transmissões digitais já presentes, não mais das analógicas, que têm um prazo legal para encerrar a operação. É um processo natural, todas as mídias têm se modernizado, e a televisão, tão importante no País, não fica de fora", explica o diretor de tecnologia da RBS TV, Carlos Fini.
As peças incluem vídeos de 30 segundos, que já estão sendo exibidos na programação do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de materiais para o impresso e internet dos jornais Zero Hora, Diário Catarinense, Pioneiro, A Notícia, Diário de Santa Maria e Jornal de Santa Catarina. No ar nas rádios do Grupo RBS, a campanha conversa também com os internautas nas redes sociais. Além disso, estão previstas ações de ativação com distribuição de material informativo para o público.
Porto Alegre foi a primeira cidade a receber o sinal digital da RBS TV, no dia 4 de novembro de 2008. Após seis anos de investimento em equipamentos, antenas e modernização, a emissora finalizou, no fim de 2014, a primeira parte do processo, que atinge quase a totalidade das cidades com mais de 50 mil habitantes, que representam 70% da população dos dois estados. A segunda fase do planejamento visa implantar o sinal nos municípios com mais de 20 mil habitantes.
Entre as vantagens do sinal digital, estão a transmissão com maior nitidez e um formato de tela de cinema (widescreen) - 16:9. Essa relação (16:9) representa a proporção entre a largura e a altura da tela, sendo que, com esse formato, é possível visualizar mais áreas laterais do que na TV analógica, cuja relação é 4:3 - tela quase quadrada. Mobilidade e portabilidade também são benefícios da TV digital.
Dúvidas quanto à novidade, explicações sobre o funcionamento do novo sistema, esclarecimentos em relação às questões técnicas e instruções sobre como sintonizar o canal digital estão disponíveis em www.rbstvdigital.com.br.
Assista ao vídeo da campanha aqui.
Confira a ficha técnica:
Agência: Paim
Cliente: RBS TV
Direção de criação: Rodrigo Pinto
Criação: Julia Poloni / Tomas Albrecht
Atendimento: Natalia Thomas / Andressa Damin
RTVC: Juliana Lima
Produtora de vídeo: Dr. Smith
Produtora de áudio: Loop Reclame
Aprovação: Renan Blanco, Graziella Rigotti e Guilherme Bastos

Comentários