Painel debaterá as conexões digitais

Promoção ocorre em paralelo à agenda do Fórum Social Temático

As perspectivas da democracia e da participação popular em um ambiente sem intermediações e hiperconectado são o tema do painel promovido pelo Gabinete Digital do governo do Estado no dia 27, às 14h. O evento Conexões Globais é uma promoção da Secretaria de Cultura e Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital, realizado através de uma parceria entre diversas organizações, e acontece na Casa de Cultura Mario Quintana, em paralelo ao Fórum Social Temático (FST).
Para debater as novas possibilidades de interação entre governo e sociedade trazidas pela internet e comparar experiências internacionais em governança, cultura e participação online, veio a Porto Alegre o ativista da organização inglesa sem fins lucrativos My Society, Richard Anthony Bowden. O My Society é responsável por criar os principais websites focados em participação democrática do Reino Unido, ente eles o TheyWorkForYou, WhatDoTheyKnow e o FixMyStreet. O foco atual de Bowden é incentivar grupos e governos de outros países a criarem seus mecanismos de participação e transparência, principalmente no leste e centro da Europa.
Outro convidado especial para o debate é o especialista em governança do Banco Mundial, Boris Webber. Ele é coordenador do programa ICT4Gov, de soluções em tecnologia da informação e comunicação para governança, e da rede global Vozes Contra Corrupção (Voices Against Corruption), uma iniciativa da sociedade civil. O painel terá ainda a presença do pesquisador em Internet e Sociedade da Universidade de Harvard, Aaron Shaw, do consultor do Banco Central que assessora o Governo do Estado na implantação do Sistema Estadual de Participação Cidadã, Thiago Carneiro Peixoto, e do coordenador geral do Gabinete Digital, Vinicius Wu.
O objetivo do painel, além de apontar iniciativas inovadoras ao redor do mundo, é discutir novos modelos de escolha. O painel também pretende nortear a formatação de um acordo de cooperação entre pesquisadores locais, Governo do Estado e sociedade civil, como uma rede de apoio a iniciativas e reflexão sobre o tema. Na programação do Conexões Globais 2.0 ainda estão discussões sobre dados abertos, limites da democracia representativa e mobilização social pela internet. A programação completa está disponível no site www.conexoesglobais.com.br.

Comentários