Para conscientizar, ação simula acidente de trabalho

Trabalho foi desenvolvido pela Escala para a Secretaria de Saúde do Estado

Com a ideia de que é preciso prevenir e notificar os acidentes de trabalho para reduzir o número de acidentes por falta de segurança e condições de salubridade, a Escala criou uma ação especial para a Secretaria Estadual da Saúde. Em alusão ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a agência promoveu no centro de Porto Alegre uma simulação de um acidente de trabalho. Um trabalhador, que instalava um outdoor, despencou de uma altura de cinco metros, assustando pessoas que passavam pelo local. Em seguida, a faixa que cobriu a peça também caía, revelando a mensagem 'Acidentes de trabalho. Não fique apenas assistindo'.
Executiva de negócios da Escala, Patrícia Curtis explica que a proposta da ação era conscientizar sobre os riscos de trabalhar sem segurança. "Para isso, trouxemos o fato para ser presenciado no cotidiano de quem passa pelo Centro. Só assim conseguimos engajar", contou. A campanha também conta com mídia externa e online, reforçando a mensagem 'Perigo mesmo são os acidentes de trabalho virarem rotina'.
A Organização Internacional do Trabalho estima que, anualmente, ocorram cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho no mundo, vitimando fatalmente 2 milhões de pessoas. O Brasil ocupa o 4° lugar no ranking mundial com casos de morte e, segundo a Organização Mundial da Saúde, na América Latina, no máximo 4% das doenças do trabalho são notificadas. Em 2013, foram registrados no Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador do Rio Grande do Sul 43.462 agravos relacionados ao trabalho, sendo 39.619 (91,16%) acidentes e 3.843 (8,84%) doenças.
Imagem

Comentários