Para EBC, negativa da TVE é manobra política

Mas governadora Yeda afirma que o que existe é uma parceria que deu certo com a TV Cultura

Em meados do ano passado, quando se iniciaram as tratativas para a vinda da TV Brasil, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), para o Rio Grande do Sul, a estatal federal começou a estudar a possibilidade de formar parceria com a TVE do Estado. Foi oferecido um repasse de R$ 500 mil à emissora gaúcha para a produção de conteúdo jornalístico, além de programas que seriam incluídos na grade nacional da emissora federal, e a possibilidade de migrar para o sistema digital com a tecnologia da TV Brasil.

Caso a TVE aceitasse a proposta, poderia transmitir os principais programas da TV Cultura - que já são pagos pela TV Brasil - sem custos, além de ter um espaço de 50% para a produção local. Antes da EBC comprar o prédio, onde hoje está instalada a TVE, a proposta foi recusada, com base na parceria já existente com a TV Cultura, de São Paulo.

O diretor jurídico da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Luís Henrique Martins dos Anjos, acredita, porém, que o motivo da rejeição tenha caráter político, já que o governo do Rio Grande do Sul é do PSDB, assim como o governo de São Paulo, que controla a TV Cultura. "A única explicação que eu encontro é a orientação política", disse em entrevista a Coletiva.net.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Governadora disse que não existe desavença entre as TVs e afirma que o que existe é uma parceria que deu certo com a TV Cultura. Não há conotação política". O presidente da Fundação Cultural Piratini, Ricardo Azeredo, informou que a opção pela TV Cultura tem a ver com a credibilidade "já consolidada da emissora". Além disso, ele disse que o custo a ser pago pela retransmissão, cerca de R$ 20 mil, será diluído pela diminuição de despesas da TVE, que está migrando para um prédio próprio do Estado. E lembrou, ainda, que hoje a emissora tem produção local de 57% da programação, chegando a 65% nos finais de semana.

Como a parceria com a TV Brasil não foi fechada, a TVE deverá deixar o prédio até o próximo dia 31 de março. A emissora muda-se para o Centro Administrativo Fernando Ferrari - CAFF, na Avenida Borges de Medeiros, 1501. O prédio está em fase de reformas.

A EBC pretende apresentar nova proposta à TVE ainda em janeiro.
Leia também em Coletiva.net:
TVE e FM Cultura vão para o Centro Administrativo
EBC confirma intenção de compra do prédio da TVE

Comentários