Para onde foi a Família Brasil

Aos 80 anos e apesar da receptividade, escritor Luis Fernando Verissimo cansou-se de desenhar os personagens


A tradicional Família Brasil, formada por personagens de cartum criados pelo escritor Luis Fernando Verissimo, deixou as páginas dos jornais Zero Hora, do Grupo RBS, e O Estado de S. Paulo. A última participação do autor na superedição de final de semana de ZH aconteceu em 29 de julho, com a coluna "Finalmente". A esposa Lucia Verissimo, que atua como uma espécie de porta-voz de LF, detalhou em entrevista ao Coletiva.net, fazendo uma referência aos 80 anos dele: "Ele cansou de desenhar e, junto ao Estadão, tomou essa decisão".
Lucia também confirmou que Luis Fernando seguirá com as colunas às segundas e quintas-feiras em ZH, adquiridas por intermédio da agência O Globo. Já o contrato que o remunerava por sua participação no caderno DOC do impresso gaúcho deverá ser oficialmente rescindido até setembro. "No total, Verissimo se dedicou ao jornal por 45 anos", ressaltou a esposa. "A mudança fez parte do redesenho do caderno, baseada em pesquisas com os leitores, e que resultou em alternações em várias seções e colunistas", posicionou-se o Grupo RBS, pela sua assessoria de imprensa.
Na última tira, o autor desenha o pai informando sua família que iriam embora do Brasil e pedia que mantivessem sigilo para que Boca, namorado de sua filha, não soubesse. Além destas personagens, a Família Brasil era composta pela mãe dona de casa, um filho adolescente, uma filha e um neto. A Família Brasil era publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo desde 1988.

Comentários