Para Sergio Gordilho, relevância está no entendimento das diferenças

Presidente do Festival de Publicidade de Gramado fala sobre tema do evento e expectativas para o encontro que acontecerá na próxima semana


Na próxima semana, entre os dias 7 e 9 de junho, a Serra Gaúcha receberá um dos maiores eventos de Publicidade do mundo. A 21º edição do Festival Mundial de Publicidade Gramado, que ocorrerá no Serra Park, será presidida pelo copresidente e CCO da agência Africa, Sergio Gordilho. Em entrevista ao Coletiva.net, o publicitário falou sobre o evento, sobre o tema desta edição e sobre o mercado da Publicidade, e afirmou: "Para se fortalecer, o mercado deve entender que, hoje, a relevância está no entendimento das diferenças".
O presidente adiantou que a proposta da estrutura do festival é apresentar aos participantes uma reflexão sobre a temática, suas crenças e repercussões. Estruturados conforme ordem cronológica de raciocínio, os painéis abordarão argumentos como "Sem as diferenças a propaganda não faz mais a diferença. Verdade ou mentira?", "Hoje a diferença vem dos lugares mais diferentes" e "Gente que está fazendo a diferença".
Para o executivo, o mais importante de presidir um festival como o de Gramado é ser corresponsável por todos que subirem no palco para compartilhar conteúdo para uma nova geração de publicitários. "Foi assim comigo lá atrás. Ir ao Festival de Gramado influenciou a minha vida. Agora, tenho a responsabilidade de influenciar a vida e a carreira de muitos publicitários que estão começando."
Sobre o mercado publicitário, Gordilho disse que, sem dúvida, hoje, ele é mais complexo. "O que não podemos esquecer é que somos muito bons em contar histórias", destacou, ao mencionar que as narrativas são cada vez mais valorizadas. Para ele, a propaganda sempre se manterá significativa para a sociedade, enquanto for um reflexo do comportamento e das discussões que são importantes para o público. "Deixa de ser relevante, quando começa a olhar apenas para o próprio umbigo e esquece a sociedade, o meio, o entorno, o público que ela atinge e é atingida." Ele ainda falou que as tendências na área são mapeamento social, social listening e distribuição de conteúdo.
As expectativas para o festival são altas: "Espero que seja melhor do que o festival passado e pior do que o próximo. É um processo evolutivo", disse, e defendeu que a ideia é estar sempre crescendo, melhorando. "A programação chega a um elemento conclusivo, quer dizer, o raciocínio vai sendo construído nos caminhos de discussão até uma conclusão. E isso é muito importante."

Comentários