Patrona da Feira do Livro ministra oficina de criação

Inscrições para o primeiro módulo do curso, coordenado pela jornalista e escritora Cíntia Moscovich, estão abertas

Cíntia Moscovich | Reprodução
A jornalista, mestre em Teoria Literária e Patrona da Feira do Livro 2016 de Porto Alegre, Cíntia Moscovich, ministrará o laboratório "Oficina de Subtexto", dividido em 12 encontros. As inscrições para o primeiro módulo estão abertas, e podem ser feitas através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3346.6340. As aulas acontecerão todas às segundas-feiras, a partir de 29 de maio, das 18h30 às 21h, no Markt 705 (Coronel Bordini, 705), em Porto Alegre.
Os alunos serão distribuídos em pequenos grupos, aos quais a jornalista dará ênfase à memória sensorial e à prática da escrita, visando à publicação dos melhores textos em livro ao final dos encontros. Na programação, estão diversos exercícios de caligrafia criativa e de sensibilização para o texto, além de tarefas práticas e teóricas. Também serão realizados exercícios de contos e minicontos, com o emprego dos diferentes tipos de narradores e perspectivas narrativas, técnicas de desbloqueio e de percepção do texto. "É imprescindível que os alunos realizem as tarefas para casa. Escrever fora do ambiente de aula é parte do aprendizado. Os alunos devem reservar tempo suficiente para se dedicar a escrever conforme solicitado, dentro dos limites previamente especificados", orienta a professora.
A escritora é vencedora do "Prêmio Açorianos de Literatura" na categoria "Narrativa Longa", em 1999, pela novela "Duas Iguais - Manual de amores e equívocos assemelhados". Conquistou, também, a categoria "Contos" com a obra "Essa Coisa Brilhante que é a Chuva", em 2013, no Prêmio Portugal Telecom, além da indicação pelo livro "Arquitetura do Arco-íris". Cíntia foi, ainda, indicada ao Prêmio Jabuti em 1997 por "O Reino das Cebolas", e atuou como diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul de 2001 a 2002.

Comentários