Pesquisa revela dados sobre uso de celular

Estudo indica que 49,5% dos usuários consideram inadequados conteúdos oferecidos por dispositivos móveis

Pesquisa divulgada para um grupo de convidados da 10ª edição do Mobile Marketing Breakfast, evento promovido pelo Grupo.Mobi, da RBS, revelou dados sobre o uso do celular no País. O encontro, realizado em São Paulo, nesta quinta-feira, dia 7, tem o objetivo de trazer informações, novidades e tendências sobre o mercado de mobile marketing no Brasil. A pesquisa foi feita pela Ipsos Marplan, com o apoio da W/McCann e do Grupo.Mobi. Para o levantamento, foram ouvidas mil pessoas das classes A, B e C, no começo deste ano.

De acordo com o vice-presidente de Convergência da W/McCann, Ricardo Cavallini, existem poucos aplicativos nacionais para dispositivos móveis, o que sinaliza uma oportunidade para empresas. Cavallini disse que a maioria delas desenvolve aplicativos apenas para iPhone, "mas para conseguir maior cobertura de marca tem de investir em outras plataformas". Para ele, os aparelhos são cada vez mais parecidos, com tela tipo "touch" e acesso à internet, e o que vai importar são as aplicações.

O estudo indica que 50% dos usuários consultados desejam mais conteúdo e 49,5% consideram que os mesmos não estão adequados. A pesquisa constatou que 30,3% dos entrevistados possuem um smartphone, com predominância de 10,9% de aparelhos iPhone, 17,8% Samsung e 35% Nokia, sendo de 33,8% usam os mesmos para trabalhar. Deste total, 47% usam banda larga 3G.

Do total de entrevistados, 33,9% declararam acessar redes sociais pelo celular.  As preferências recaem sobre a busca do Google, com 68,1%, seguidas pelo Orkut (49,4%), Facebook (46,9%), Twitter (36,6%), Portal MSN (35,5%), Globo.com (25,3%), Yahoo (16,5%), UOL (14,9%), Terra (10,3%), iG (5,7%) e Linkedin (2,9%). No quesito games, o levantamento mostra que 64% dos usuários de smartphones baixam aplicativos de jogos, sendo 73,3% homens e 48,5%, mulheres. Deste total, 57% dos homens baixam 12 jogos por mês, mas 40% dos que baixam esses jogos não os mantêm por muito tempo nos aparelhos.

Outra oportunidade detectada por Cavallini é que 18,5% dos aparelhos têm TV analógica ou digital, ou seja, cerca de "10 milhões de aparelhos que estão sendo ignorados pelo mercado". Em relação ao m-commerce, a pesquisa constatou que 14,5% compraram por celular, mas podem ser ringtones, alerta o executivo da W/McCann.

Comentários