Plataforma de busca ajuda repórteres a encontrar ações citando políticos

'Publique-se' foi lançada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo nesta segunda-feira

Reprodução

Nesta segunda-feira, 10, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou o projeto 'Publique-se' (www.publique-se.org.br), que reúne documentos de mais de 30 mil processos judiciais com textos que citam mais de nove mil políticos brasileiros. A plataforma de busca gratuita tem a proposta de facilitar o acesso a provas, relatórios, comprovantes e documentos anexados a esses processos para ajudar jornalistas em investigações sobre postulantes a cargos públicos.

A Abraji explica que a ferramenta possui dados de "centenas de milhares de ações no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ)", e adianta que serão acrescentados, futuramente, casos notórios de outros tribunais envolvendo grandes investigações sobre o poder público. O coordenador da iniciativa, Tiago Mali, diz que houve um esforço de captura e tratamento de dados para possibilitar a busca dentro desses documentos. "O que você vai achar não são apenas processos que têm determinado político como réu ou investigado, mas todas as referências àquele político dentro de documentos em diferentes processos, mesmo que ele não seja parte naquele processo", salienta, e alerta: "Certamente, há muita pauta escondida ali".

Mali destaca que a base de documentos dessa primeira etapa foi criada a partir de downloads automatizados dos bancos de dados de processos eletrônicos do STF e do STJ. Segundo ele, os arquivos baixados foram analisados por uma ferramenta de reconhecimento de caracteres (OCR) para tornar possível pesquisar o texto dentro deles. Depois de extrair o texto, foram identificadas as menções ao CPF de cidadãos que se candidataram em qualquer eleição nacional a partir de 2006. Dessa forma, é possível buscar diretamente por nomes de políticos ou fazer uma busca livre por termos de interesse que estejam presentes nos documentos de processos que citam políticos.

Os primeiros downloads foram feitos entre fevereiro e março deste ano, reunindo todos os processos eletrônicos de diferentes anos presentes nas páginas do Judiciário. A segunda etapa, a partir da qual serão acrescentados os processos iniciados após essa primeira rodada, está em andamento e deve ser incorporada à plataforma antes do primeiro turno das eleições. Idealizada pela associação, a ferramenta contou com parceria da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ) na captura dos dados e tem, ainda, patrocínio do Instituto Betty e Jacob Lafer.

Comentários