Portal Hipermídia retrata em reportagem o trabalho escravo no País

O trabalho multimídia, intitulado "Retratos da Escravidão", aborda as ações que procuram acabar com o escravagismo no Brasil

Legenda: Cesar Lopes, fotógrafo; Marcelo Campos (superintendente substituto da SRTE-MG) e Régis de Oliveira Júnior, estudante de Jornalismo | Crédito: SRTE/MG
Na próxima quarta-feira, 20, o portal Hipermídia disponibilizará uma reportagem multimídia sobre o trabalho escravo contemporâneo no País. Intitulado "Retratos da Escravidão", o especial irá mostrar, em texto, fotografia, infografia e vídeo, as iniciativas que visam erradicar esse mal no Brasil.
O estudante de Jornalismo Régis de Oliveira Júnior, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e o repórter fotográfico Cesar Lopes percorreram os municípios de Rio Pardo (RS) e Itabirito (MG), lugares onde trabalhadores foram resgatados em condições de escravidão. Dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social revelam que 50 mil trabalhadores foram encontrados em situações degradantes de trabalho, desde 1995.
Serão incluídas na reportagem multimídia as entrevistas com o auditor-fiscal do trabalho e superintendente substituto da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MG), Marcelo Campos, com a secretária de Assistência Social de Itabirito, Jussara Vieira, com os procuradores Enéria Thomazini e Bernardo Mata Schuch, do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), com o senador Romero Jucá (RR) e com o Ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto.
A orientação do material produzido foi da professora do Curso de Comunicação Social, Cristiane Lindemann. O documentário tem edição e roteiro da jornalista formada pela Unisc, Évelyn Bartz. O aluno de Produção em Mídia Audiovisual, Maicon Herdina, foi o responsável pelas trilhas do portal. Andrew Gorzny, formado pela Universidade de York em Toronto, editou o site do "Retratos da Escravidão".
O projeto, idealizado pelo estudante do último semestre de Jornalismo, Régis de Oliveira Júnior, conta com o apoio do Curso de Comunicação Social, da Agência Experimental A4 e da Universidade de Santa Cruz do Sul. No Facebook é possível conferir os bastidores das produções. As reportagens podem ser acessadas através do link: www.retratosdaescravidao.com.br.

Comentários