Prêmio reconhece melhores reportagens sobre drogas

Objetivo é estimular jornalistas latino-americanos a aplicar tratamento ético em pautas dessa temática


Com o objetivo de estimular jornalistas latino-americanos a aplicar tratamento ético, de qualidade e respeito pelos Direitos Humanos em pautas sobre drogas, a Asociación Civil Intercambios, da Argentina, abre inscrições para a quinta edição do Prêmio Latino-americano de Jornalismo sobre Drogas. O reconhecimento tem o apoio da Fundação Open Society e a Fundação Friedrich Ebert.
O vencedor será contemplado com o valor de mil dólares e uma bolsa completa (com passagem, alojamento e diárias) para participar da VI Conferência Latino-americana de Jornalismo "Políticas de Drogas na América Latina", que ocorrerá nos dias 5 e 6 de outubro, em Santo Domingo, na República Dominicana. O segundo colocado também ganhará a bolsa para participar do encontro, e o terceiro lugar receberá um diploma e uma menção especial.
As reportagens inscritas no prêmio devem ter sido publicadas no impresso ou na web, de forma comercial ou alternativa, entre 1° de agosto de 2015 e 31 de agosto de 2016, e podem estar escritas em português ou espanhol. Os artigos serão aceitos até 1° de setembro e podem ser de qualquer gênero jornalístico (entrevista, resenha, crônica) e produzidas individual ou coletivamente.
De acordo com a organização, o comitê avaliador aceitará trabalhos que se relacionam de alguma forma com os seguintes temas: drogas e saúde, consumo de álcool, economia e geopolítica das drogas, atores do tráfico de drogas, penalização de consumidores, cartéis, crime organizado, usos ancestrais de substâncias, narcotráfico e crime organizado, drogas e direitos humanos, reformas das leis sobre drogas, uso de drogas na vida cotidiana, drogas: preconceito e estigmatização.
A inscrição deve ser feita através do envio do artigo, no formato PDF, com um certificado de autoria, feito em papel timbrado do veículo jornalístico, para o e-mail [email protected]. O resultado do prêmio será divulgado no dia 19 de setembro. Mais informações estão disponíveis neste link.

Comentários