Primeiro dia do Ebap encerra com entrega do Prêmio Abap

Cerca de 300 profissionais prestigiam o encontro no Rio de Janeiro

Profissionais da Comunicação prestigiaram na noite desta quinta-feira, 9, a entrega  do Prêmio Abap para os Ícones da Comunicação, promovido pela Associação Brasileira de Publicidade (Abap). O encontro foi realizado no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do  governador Sérgio Cabral. A cerimônia integra as programações do sétimo Encontro Brasileiro das Agências de Publicidade (Ebap).
Chamado ao palco pelos mestres de cerimônia, os atores Regina Duarte e Milton Gonçalves, o presidente nacional da Abap, Luiz Lara, destacou a importância do mercado publicitário carioca. "A publicidade de hoje é resultado de um enorme esforço conjunto para construirmos uma indústria forte e divulgarmos o papel de preponderância da propaganda no país", disse.
João Roberto Marinho, vice-presidente do Conselho de Administração e vice-presidente editorial das Organizações Globo, foi o primeiro a receber o Prêmio Abap Ícones da Comunicação, na categoria Conteúdo.
Fernão Mesquita representou o pai, Ruy Mesquita, diretor de opinião do jornal O Estado de S.Paulo, agraciado na categoria Liberdade. Em seu discurso, Mesquita destacou a importância da liberdade tanto na vida do ser humano como no exercício de uma imprensa livre e democrática. Na categoria Inovação, o troféu foi para Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração e diretor-editorial do Grupo Abril. Os vencedores foram escolhidos pelos representantes das entidades que integram o Fórum Permanente da Indústria da Comunicação (ForCom). O troféu foi confeccionado pelo artista Carlos Vergara.
O Ebap, que teve início nesta quinta-feira, segue até o final da tarde desta sexta-feira, 9. Os principais assuntos que moveram o evento em seu primeiro dia foram a importância de uma agência de publicidade para uma empresa e a necessidade de transformar a agência em empresa. Para enfocar o tema 'Governança de agência. Antes de tudo, uma empresa', Antonio Lino Pinto, sócio-diretor da Talent e um dos painelistas convidados, comentou a falta de um grupo executivo com visões e metas claras sobre o futuro dentro das agências. Além disso, lamentou a ausência de investimentos em consultoria para uma interpretação diferente do negócio.
Nesta sexta-feira, os cerca de 300 publicitários que acompanham o encontro conhecerão os resultados da primeira pesquisa Ibope sobre a imagem da publicidade brasileira. Também está programada uma palestra com o presidente da Claro, João Cox, e um painel de debates sobre o futuro da comunicação e das agências de publicidade, com participação de Marcello Serpa (AlmapBBDO), Octávio Florisbal (Rede Globo), Jairo Leal (Editora Abril).
Imagem

Comentários