Procuradoria dos Direitos do Cidadão é acionada contra baixaria na TV

Documento foi encaminhado pelas comissões de Direitos Humanos e de Legislação Participativa

As comissões de Direitos Humanos e de Legislação Participativa marcaram para esta quinta-feira, 23, a entrega, à Procuradoria Federal do Direitos do Cidadão, órgão do Ministério Público Federal, do 15º ranking da Baixaria na TV, divulgado no início deste mês. A lista, produzida anualmente, é uma das ações da campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, criada em 2002 como resultado da 8ª Conferência Nacional de Direitos Humanos. 


A procuradora Gilda Carvalho é o destinatário do documento entregue pelo deputado Pedro Wilson (PT-GO). Além do ranking, as duas comissões também estão encaminhando denúncias sobre a cobertura jornalística do seqüestro e morte da adolescente Eloá Cristina Pimentel em São Paulo , na semana passada. O deputado quer que o Ministério Público convoque a Rede TV para assinar um termo de ajustamento de conduta (TAC), em razão da reincidência dos programas da emissora no ranking. Esta será a primeira vez que a campanha aciona o Ministério Público para adotar providências contra os programas que entram no ranking.


O líder em denúncias, com 80% das reclamações, considerado o programa que mais desrespeita os direitos humanos, foi Terceiro Tempo, da Rede Bandeirantes, com 1.200 queixas de telespectadores de um total de 1.500 atendimentos. Com informações do site da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert).

Comentários