Produções para TV digital desafiam equipes da RBS

Profissionais precisam adaptar-se às características da nova tecnologia

"Estamos vivendo um processo de aprendizagem para operar com a tecnologia da TV digital", disse a Coletiva.net o diretor de Jornalismo da RBS TV Porto Alegre, Raul Costa Jr. Os cuidados com a maquiagem estão entre os que mais preocupam a equipe técnica, pois o trabalho tem de ser uniforme, já que o equipamento digital registra qualquer diferença.


Neste domingo, a emissora apresentou o jogo entre Palmeiras e Grêmio no padrão HDTV, que assegura alta definição e mais qualidade de imagem e de som. O desafio, no entanto, está na produção local, desde os cuidados com a maquiagem dos apresentadores até a realização de produções externas. É o caso de 4 Destinos, a minissérie que a emissora produz, com gravações em Santa Catarina (Florianópolis e Blumenau) e no Rio Grande do Sul (Caxias do Sul, inclusive). 


A RBS TV tornou-se a primeira emissora do Rio Grande do Sul a transmitir no sistema de TV Digital na noite de 4 de novembro. O primeiro programa a ser transmitido em alta definição foi a novela A Favorita. No dia seguinte, a realização do Jornal do Almoço Especial, transmitido ao vivo do Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, marcou o primeiro programa produzido e transmitido em HDTV no Estado. Raul informou que até dezembro a emissora de Porto Alegre terá oito câmeras digitais entre as 18 que compõem o equipamento de captação. Seis delas serão direcionadas para a reportagem, e duas para os especiais.

Comentários