Projeto busca promover inclusão mobile digital de rádios

Iniciativa da Abert pretende criar uma espécie de "Tuneln brasileiro"

Promover a inclusão "mobile digital" de rádios brasileiras é a proposta do projeto "Mobilize-se", realizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). A iniciativa, apresentada nesta quarta-feira, 25, aos presidentes das associações estaduais de radiodifusão, tem como base um integrador de rádios da Abert, que permite sintonizar, via internet, emissoras de rádio de todo o Brasil. Anunciado como uma espécie de "Tuneln brasileiro", o aplicativo tem interface leve e intuitiva, e reúne uma lista de emissoras associadas por gênero, cidade, estado ou região.
Além do "Integrador Abert", o Mobilize-se prevê o financiamento de aplicativos exclusivos e personalizados para as rádios associadas que ainda não utilizam a ferramenta. O desenvolvimento do aplicativo personalizado é gratuito para as primeiras 500 emissoras que se cadastrarem. Os seis primeiros meses de manutenção também serão custeados pela entidade. Depois desse período, a manutenção terá o custo de um salário mínimo por ano.
Para o presidente da Abert, Daniel Slaviero, a ferramenta vai permitir a integração, modernização e a digitalização das emissoras de rádios. "É a adaptação do rádio às transformações tecnológicas. Com isso, permitiremos que as emissoras menores possam se adequar à modernidade", disse. Diretor-geral da associação, Luís Roberto Antonik lembrou que a última pesquisa do governo (PNAD/IBGE) apontou mudanças na forma de o brasileiro ouvir rádio. "O número de aparelhos de rádio nos lares diminuiu, porém a audiência aumentou. Isso mostra que as pessoas continuam ouvindo o rádio, mas por outras plataformas, como celulares e tablets", ressaltou.
As emissoras que desejam ter o aplicativo da Abert devem se cadastrar no site www.mobilize-se.net.br. O lançamento oficial do Mobilize-se para todo o País ocorrerá na próxima terça-feira, 3 de março.

Comentários