Projeto de deputada estadual quer instituir prêmio para emissoras de rádio

Proposta apresentada por Juliana Brizola, do PDT, está na Comissão de Constituição e Justiça e deve ir à votação em breve

Em abril deste ano, a deputada estadual Juliana Brizola (PDT) apresentou um Projeto de Resolução (PR 3 2017), na Assembleia Legislativa, que propõe o "Prêmio Padre Landell de Moura" para emissoras de rádio, a partir de critérios que ainda serão estipulados pela mesa diretora, caso seja aprovado. Em trâmite na instituição, a proposta passa agora pela Comissão de Constituição e Justiça, e está sob supervisão do relator Luiz Mainardi. Ao longo do mandato, cada deputado poderá indicar uma empresa para a distinção.
Em homenagem ao cientista e inventor que dá nome ao prêmio, o reconhecimento quer agraciar as rádios gaúchas que exerçam o papel social e informativo. Serão avaliados requisitos como características de linguagem radiofônica que possibilitem aproximação direta com os seus ouvintes, capacidade de interação radiofônica com as comunidades, prestação de serviços esportivos, culturais e climáticos. Também serão analisados assuntos de mobilidade urbana e de segurança, e o grau de alcance radiofônico, com cobertura relacionada à raça, formação, idade, classe social e religião.
O prêmio prevê um troféu e um diploma em papel pergaminho, contendo o brasão do Rio Grande do Sul, o nome da empresa homenageada, a modalidade e a razão da distinção recebida. Na apresentação, Juliana Brizola destacou a importância das rádios nas comunidades. "A história do rádio no Brasil está associada à história popular, remetendo-nos à compreensão de que ele foi um dos primeiros meios de comunicação a ser utilizado e que até hoje permanece influenciando a vida de milhares de pessoas, por ser veículo de comunicação que chega facilmente ao povo."

Comentários