Projeto preserva memória do Padre Landell de Moura

Iniciativa da Oi recupera e disponibiliza documentos do inventor gaúcho

Documentos históricos do padre gaúcho Roberto Landell de Moura (1861-1928) estão sendo recuperados e estarão disponíveis para consulta em DVD, graças a uma iniciativa da Oi. Por meio do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados e com apoio cultural do Oi Futuro, a empresa financia desde 2010 a recuperação do acervo documental do inventor.
O projeto "A Memória Científica do Padre Roberto Landell de Moura" tem como principal objetivo promover a higienização, acondicionamento e digitalização das 4.470 páginas do acervo documental do padre. Também está prevista a elaboração de um inventário analítico do acervo, que será distribuído em DVD para a rede escolar de Ensino Médio e Superior, além de instituições de pesquisa, biblioteca e centros culturais.
Landell de Moura foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por radio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden. Marconi, que se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio, só transmitiu a voz humana em 1914.
Leia também em Coletiva.net:
Campanha para Landell de Moura supera seis mil assinaturas
Livros sobre Landell de Moura serão doados

Comentários