Propaganda se interessa mais pelo Facebook

Interesse publicitário pela rede social aumento 41% no último trimestre, especialmente em mobile

O Facebook anunciou nesta semana que a sua receita com publicidade cresceu 41% no último trimestre de 2012. Em contraponto, o lucro da empresa sofreu retração de 79% no mesmo período. O aporte financeiro vindo de propaganda foi de 1,33 bilhão de dólares, com destaque ao crescimento em dispositivos móveis, que atingiu 23% do total. O dinheiro arrecadado a partir do maior interessa do mercado da propaganda representou 84% de toda receita da rede social, no quarto trimestre de 2012. No período anterior, a receita de publicidade em dispositivos móveis somou 153 milhões de dólares, ou 14% do total naquele período.
O criador da empresa, Mark Zuckerber, estava presente no dia do anúncio e afirmou que "não há dúvidas de que, hoje, o Facebook é uma empresa mobile". No fim de dezembro, a média mensal de pessoas que acessavam o aplicativo em smartphones era de 680 milhões de usuários, crescimento de 57% em relação ao ano anterior. O Facebook Exchange, serviço lançado em setembro, que auxilia na busca por consumidores em tempo real segundo hábitos de navegação pela internet, registra cerca de 1 bilhão de impressões por dia, de mais de 1.300 clientes.
Parece que a alta em mobile na rede social está acompanhando a tendência global, já que a consultoria eMarketer destacou, recentemente, que a propaganda em dispositivos móveis dobrou no mundo todo em 2012. A área chegou a 8,41 bilhões de dólares, tendo um crescimento esperado de 61,6% de receitas em anúncios nessas plataformas em 2013, chegando a 20,3 bi em 2014.

Comentários