Publicis pode ter pago US$ 120 milhões pela DPZ

Venda foi confirmada, mas oficialmente não se divulgou o valor

Os publicitários Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza, os três sócios fundadores da DPZ Propaganda, comunicaram ao mercado brasileiro que nesta segunda-feira, 11, assinaram o contrato de venda da participação majoritária na agência para o Publicis Groupe. Os três serão mantidos à frente da DPZ, no controle de suas operações. "Em todos esses anos a DPZ sempre foi assediada por grupos estrangeiros e nacionais. Foram raros os momentos nos quais não tivemos uma proposta à nossa porta", detalhou José Zaragoza. O valor da compra não foi revelado oficialmente. A partir de informações enviadas aos outros sócios do grupo no Brasil - o Publicis tem participação majoritária em 11 empresas, entre elas as agências de propaganda Talent, F/Nazca Saatchi & Saatchi, Leo Burnett Tailor Made e Publicis -, o preço pago por 70% do capital da DPZ seria de US$ 120 milhões. Mas há também quem especule que, na verdade, esse valor seria o total pago pela aquisição daqui a dois anos.
Segundo o sócio Francesc Petit, a partir de agora a DPZ passa a integrar o Publicis Groupe, "mas, no nosso dia a dia, estejam absolutamente certos, nada será modificado. Pelos acordos firmados, todos continuarão no desempenho de suas responsabilidades, sócios, diretores, chefes de departamento e demais funcionários. Não haverá nenhuma mudança". Por sua vez, Roberto Duailibi afirmou que por várias razões a DPZ tomou essa decisão, entre as quais a quase obrigatoriedade de ter uma presença forte no exterior: "Nosso foco é sempre o nosso cliente e suas necessidades. Queremos poder, com essa operação, nos renovar sempre e apresentar aos clientes opções que atendam às suas demandas".
As conversas entre DPZ e Publicis Groupe foram bastante noticiadas pelos meios de comunicação no Brasil e no Exterior. Agora, essa associação se torna oficial. A aquisição de DPZ reforça mais uma vez o compromisso estratégico do Publicis Groupe de expandir suas operações no dinâmico mercado brasileiro. O anúncio de hoje é a quarta transação do Publicis Groupe este ano no Brasil. A operação foi mediada pela Results International, através de Eduardo Steiner, Diretor Regional da empresa para a América Latina. 
 
Trabalham hoje na DPZ cerca de 230 pessoas. A agência tem sua matriz em São Paulo e filiais no Rio de Janeiro, Brasília e Espírito Santo e a operação em Miami e América do Sul em parceria com outras agências. O Brasil já é o sexto maior mercado para o Publicis Groupe, empregando cerca de 1.500 pessoas em todo o País. Segundo Maurice Lévy, Chairman & CEO do Publicis Groupe, "o mercado brasileiro continua a ser de máxima importância para o Publicis Groupe. O Brasil, juntamente com a China são de extrema importância para nós. Esta aquisição é um passo fundamental para a nossa expansão neste promissor mercado".

Comentários