Publicitários gaúchos avaliam debates do Ebap

Diretores de agências participam do encontro que discute o futuro da publicidade no país

O mercado publicitário gaúcho está representado no 7º Encontro Brasileiro das Agências de Publicidade (Ebap) pelos sócios e diretores das agências DCS, E21, Escala, GlobalComm, Martins e Andrade, Pública e SLM Ogilvy. O evento acontece na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e reúne cerca de 300 publicitários. Para Airton Rocha, da Martins e Andrade e presidente da Associação Brasileira de Publicidade - capítulo RS, o encontro está superando as expectativas. "As discussões são de alto nível e têm boa participação do público presente", disse a Coletiva.net. Conforme Rocha, os participantes têm manifestado a necessidade de um aumento nos números de encontros deste gênero. "A possibilidade de realizarmos eventos mais periódicos está em pauta", confirmou.
Apesar de fazer uma avaliação positiva do evento, Alfredo Fedrizzi, da Escala, se diz surpreso com o principal ponto de debate do encontro, que gira em torno da governança, conjunto de processos, políticas e regulamentos de uma empresa. "Acho um pouco atrasada esta discussão. As agências no Rio Grande do Sul já têm uma gestão organizada", disse. José Luiz Fuscaldo, da Pública, concorda com Fedrizzi. "Me surpreende que agências grandes estejam discutindo questões de gestão só agora". Ele também citou que estão sendo debatidos assuntos importantes como a regulamentação das concorrências públicas e privadas, mas ainda não há uma definição de qual caminho seguir. "A discussão ainda precisa evoluir. A solução não está clara". Para Fuscaldo, anunciantes e veículos devem participar mais.
Outro assunto que repercute entre os publicitários gaúchos é o discurso de Ruy Mesquita lido por seu filho, o jornalista Fernão Lara Mesquita, que o representou na noite da última quinta-feira, 8, durante a entrega Prêmio Abap Ícones da Comunicação. O texto cita momentos históricos para comentar a evolução da liberdade e faz críticas ao momento no país. "Quem não conhece o passado está condenado a vivê-lo de novo. E cá estamos nós, outra vez, às voltas com um país que se quer o centro do mundo e um projeto de ditador que se imagina o centro do país?", diz trecho do discurso. Ruy Mesquita foi homenageado na categoria Liberdade.
Na manhã desta sexta-feira, 9, os participantes do Ebap também discutiram a rentabilidade publicitária e o projeto de lei que regulariza a publicidade entre agências, anunciantes e veículos. Na parte da tarde, o público confere os resultados da pesquisa realizada pelo Ibope sobre a imagem da publicidade no país. Também estará em discussão o futuro das agências de publicidade. Além disso, haverá uma homenagem ao Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), pelos 30 anos de atividade.
Clique aqui para conferir a íntegra do discuro de Ruy Mesquita, lido por seu filho Fernão Mesquita.
Imagem

Comentários