Quatro emissoras de TV assinam com concorrente do Ibope

Contrato de US$ 100 milhões tem validade de cinco anos

Band, Record, Rede TV! e SBT confirmaram a assinatura de contrato com o  instituto alemão GfK, para aferição de audiência. Com início da operação previsto para 2015, o GfK trará ao Brasil tecnologia que permite aos clientes transformar dados e análises de resultados em decisões inteligentes. O contrato inicial, de cerca de US$ 100 milhões, tem validade de cinco anos, com o potencial de ampliação do serviço para outros canais de TV, agências de publicidade e anunciantes. São Paulo receberá a maioria dos aparelhos, 1.600. Já em Porto Alegre, serão 300.
A amostragem será mais ampla do que a oferecida pelo Ibope. De acordo com o instituto, o serviço considera não apenas o conteúdo ao vivo, mas também o gravado. O serviço da GfK se baseará no software de reporte e planejamento de mídia EvogeNius, que permite a análise detalhada dos dados de consumo do conteúdo televisivo fornecidos pela GfK. Os painéis de medição serão instalados em 6 mil domicílios em 15 cidades brasileiras.
O acordo inclui resultados em tempo real em todas as cidades monitoradas - São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Distrito Federal, Campinas, Goiânia, Vitória, Belém, Manaus e Florianópolis - e relatórios consolidados de um dia para o outro. Com a expansão dos negócios no Brasil, a GfK deve contratar cerca de 100 funcionários. Presente no País desde 2002, a empresa emprega, atualmente, cerca de 300 pessoas. Ao todo, são, aproximadamente, 13.000 funcionários em mais de 100 países.

Comentários